_______________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

plano de actividades _ 2006

A Associação Amigos do Calhau foi formalmente legalizada em escritura pública no dia 02 de Julho de 2006 com publicação no jornal oficial da região Autónoma dos Açores ().

Durante 2006 foram feitas reuniões de apresentação de cumprimento e trabalho com os seguintes Organismos: Câmara Municipal de Lagoa, Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores e Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, ainda antes da formalização da Associação foi feita uma visita de trabalho à junta de Freguesia do Rosário.

Actividades Lúdicas e de Sensibilização Ambiental.

No decorrer de 2006 foram feitas três acções de sensibilização ambiental.

Em Agosto organizou-se uma limpeza de calhau na zona do Cruzeiro que contou com a colaboração de muitos dos nossos sócios tendo sido recolhido 8 sacos de 100 litros de lixo, nesta acção ao mesmo tempo que se recolhia o lixo foi organizado pela nossa sócia Maria Emanuel Albergaria um atelier de pintura com os mais novos. Este Atelier baseava-se essencialmente no aproveitamento de latas vazias de Coca-Cola, Sprite, etc., para a sua transformação em cinzeiros, cinzeiros estes que ficaram maravilhosos e de grande uso por parte dos fumadores e não só.

Em Outubro organizou-se uma limpeza de falésia em rapel, nesta acção tivemos a colaboração da Câmara da Lagoa que participou com a disponibilidade de um jipe e um funcionário e nos apoiou com 160€, verba esta que serviu para pagar um almoço aos participantes na escalada. Esta actividade só foi possível devido ao empenho do Prf. Luís Guimarães que através do grupo de escaladas do Galag, organizou e fez toda a parte técnica da actividade, com esta acção visamos atrair jovens do concelho para a temática do lixo das nossas falésias com a aptidão que eles têm para os desportos radicais.

Em Novembro foi feita a apresentação do filme “A Domadora de Baleias”. Esta apresentação serviu para comemorarmos o dia do Mar juntamente com muitas crianças da Lagoa. Com a colaboração da Câmara que nos cedeu o Cine Teatro Lagoense e convidou as escolas. Foi montado um painel onde as crianças pintaram e desenharam imagens e frases relacionadas com o filme, foram afixados cartazes alusivos à data e organizada uma pequena palestra onde além de nós estiveram presentes o Sr. Presidente da Câmara e o Capitão do Porto de Ponta Delgada, de tal forma gostaram as crianças deste evento que foram criados pelas escolas participantes trabalhos magníficos sobre o tema do Mar, trabalhos estes que nos foram entregues.

Em Dezembro foi organizada uma visita à Ferraria como forma de nos inteirarmos no local do estado em que se encontrava esta reserva natural depois de algumas tempestades que destruíram por completo uma estrutura metálica mandada colocar pela Secretaria do Ambiente e do Mar.

Em 2006 no âmbito de divulgação das actividades da associação foram ainda dadas três entrevistas televisivas e quatro a jornais locais.

Sem comentários: