A Câmara Municipal de Lagoa apresentou, a 17/04/2009, à comunidade de Santa Cruz o Estudo Prévio sobre a Requalificação Urbanística da zona litoral da Avenida do Mar, no Salão Paroquial da Igreja Matriz da mesma freguesia.
Um importante projecto que prevê a requalificação da designada “Lagoa de Baixo” pretendo-se com a mesma alcançar dois objectivos. Por um lado, estabelecer uma ligação com o mar, uma vez que aquele lugar actualmente dispõe de uma pequena praia e, por outro lado, humanizar aquele espaço. Tal como afirmou João Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, “não faz sentido proceder à requalificação de espaços junto à orla marítima, se não se consegue humanizar e trazer pessoas aos mesmos, porque correm o risco de mais tarde serem abandonados ou destruídos.” Segundo João Ponte, é com esta perspectiva, que se avançou com este estudo prévio da requalificação da Avenida do Mar, em Santa Cruz.
No estudo apresentado, estes dois objectivos serão, assim, alcançados com a construção de algumas infra-estruturas ligadas ao lazer, entre elas zona de comércio (restaurantes, bares e cafetarias), mas também com a construção de habitação multifamiliar, através de alguns blocos de apartamentos e com a possibilidade de construção de uma unidade hoteleira com capacidade para 108 quartos que, no entender do edil lagoense, em fase de concurso poderá ser um lar de idosos ou um equipamento na área social, desde que respeite a volumetria, as áreas em questão, bem como aquilo que será definido em termos de caderno de encargos. Consta também a criação de zonas pedonais e verdes, de acesso à praia e à Igreja Matriz de Santa Cruz.
Realça-se que, esta intervenção não apresenta prazos para a sua concretização e vai estar disponível a todos os munícipes interessados em suporte de papel na Câmara Municipal de Lagoa e no Portal da Internet durante os meses de Maio e Junho, com o propósito de se colher sugestões e contributos em relação a esta requalificação sejam elas positivas ou negativas, as quais poderão ser avaliadas pela equipa projectista para a sua incorporação no projecto.
Posteriormente, o autarca da Lagoa salientou que será lançado um concurso público com o objectivo de que a empresa seleccionada ficará na posse dos terrenos que tiverem viabilidade de construção e, em contrapartida, serão construídas infra-estruturas que serão públicas que ficarão ao dispor da população da Lagoa e ilha de S. Miguel.
Apesar de não estar definido o investimento que será feito neste projecto, João Ponte falou numa intervenção estimada em mais de 10 milhões de euros, um investimento que, em seu entender, vem a valorizar os terrenos localizados na Avenida do Mar.
Nesta apresentação e em relação à actual pequena praia situada na Avenida do Mar, em Santa Cruz o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa anunciou que a Autarquia vai tomar algumas medidas para a segurança dos munícipes que a frequentam. Deste modo, este ano, na praia de Santa Cruz serão criadas instalações sanitárias provisórias e, na parte norte, será criado um parque de estacionamento provisório, bem como terá vigilância.
Fonte: Câmara Municipal da Lagoa
A Associação Amigos do Calhau, vai solicitar á Câmara Municipal de Lagoa, toda a documentação possível sobre esta requalificação no sentido de dar a sua contribuição cívica.
Sem comentários:
Enviar um comentário