_______________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Praias de Santa Bárbara e Monte Verde mais limpas


A Câmara Municipal da Ribeira Grande, através da Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais”, acaba de adquirir a primeira máquina de limpeza e manutenção das praias de Santa Bárbara e Monte Verde.A máquina começa a operar já a partir desta sexta-feira, garantindo uma limpeza eficaz e rápida das zonas balneares de Santa Bárbara e Monte Verde, as duas com uma grande extensão de areal e muito frequentadas durante o Verão, anunciou a edilidade.Segundo o gabinete de comunicação daquela autarquia, a sua aquisição insere-se no Plano de Praia da Câmara Municipal, que visa valorizar e garantir a qualidade, conforto e segurança a quem procura as zonas balneares do concelho.Com o valor de aquisição de mais de 47 mil euros, esta máquina tem uma capacidade de limpeza até uma profundidade de 15cm e numa faixa de 210cm. A capacidade de depósito é de 1,52m3, suportando até 1700 quilos.O equipamento vai operar nas praias de Santa Bárbara e Monte Verde durante o período da manhã e/ou final de tarde, dado ser a altura de menor afluência. De forma gradual, a Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais” vai adquirir novos equipamentos para garantir a limpeza das restantes praias do concelho, concluiu.
Fonte:Diario dos Açores 02-07-2009
Aplaudo esta medida da Câmara Municipal da Ribeira Grande, era essencial para que uma prova como a Azores Islands Pro’09, transmita uma imagem não só da praia de St Barbara mas também da do Monte Verde, e que seja uma imagem de uma terra que tem os seus problemas mas que os quer resolver.
Esta Máquina não vai resolver tudo, na praia do Monte Verde a foz da ribeira e as falésias devem ter uma intervenção humana de limpeza e de sensibilização à população.
Por último pedimos que se olhe também para as Calhetas e Rabo de Peixe, que não devem ser os parentes pobres do Concelho no que se toca ao ordenamento da costa.
José Pedro Medeiros

3 comentários:

Maria Emanuel Albergaria disse...

O problema maior do Monte Verde são os esgotos e afalta de vigilância. Para não falar do problema estrutural da falta de civismo que não se resolve com máquinas. Para mim continua tudo a ser show off.

SOS COSTA NORTE disse...

Os meus Parabens à CMRG pela máquina adquirida. No entanto trata-se da medida mais fácil não sendo de forma alguma imprescindivel.

O trabalho maior e mais dificil é resolver o problema das ribeiras e esgostos que persistem em contaminar toda aquela zona.

Ainda na semana passada, a ribeira corria castanha, o que é normal depois de grandes chuvas, mas completamente carregada de uma espuma densa, que só me faz acreditar que seja poluição!!!

Estarão algumas industrias, a aproveitar o aumento de caudal para deitar fora o que têm a mais???

fica aqui a pergunta...

calhetano disse...

Como este tipo de máquinas não funcionam nos Calhaus, pergunto-me como será que a CMRG pensa limpar os Calhaus da zona poente do Concelho?. Os Calhaus que dão o nome à freguesia das Calhetas, e que deverião ser preservados com amor e orgulho, precissam urgentemente de serem limpos.Os cidadãos que ainda não desenvolveram a consciência ambiental, por motivos culturais, precissam também de serem acompanhados e informados para ir mudando a precaria inteligencia ambiental e os seus comportamentos negligentes e maltratantes com o Calhau. A CMRG tem um dever moral nessa tarefa e persistir na luta até a victoria. Sempre!