O projecto visa a valorização do Monumento Natural Regional da Ponta da Ferraria, na ilha de São Miguel, em respeito pela preservação dos valores naturais que caracterizam a zona, incluindo os fenómenos geotérmicos e as formações geológicas que a dominam.
A intervenção preconizada tem como princípio a “não intervenção”, condição essencial à manutenção e preservação da riqueza do local e como objectivos primordiais, regrar e estruturar o espaço para que a sua utilização seja maximizada dentro dos limites estabelecidos. Com este conceito base, e ao nível dos espaços exteriores, a intervenção passa, essencialmente, pela delimitação e definição de usos:
- Criação de um local de estacionamento, embora de desenho pouco formal, que limite a utilização de veículos motorizados;
- Melhorias na ligação entre o edifício e a zona balnear, eixo fundamental a preservar, ao nível do pavimento e muros que o conformam, sendo em parte o seu traçado reformulado no prolongamento até à zona balnear;
- Equipar a zona balnear existente com elementos de apoio aos banhistas – instalações sanitárias e balneários. Optou-se por justapor ao desenho da costa elementos que permitam a sua utilização de forma segura e confortável, que consistem em plataformas elevadas convertidas em lugares de estadia. Esta justaposição vem, mais uma vez, ao encontro do pressuposto de não transformar o existente pois estas plataformas, assentes pontualmente na rocha, em nada vão alterar a linha de costa nem a sua aparência.
- Dotar o conjunto de apoio balnear com outras valências, nomeadamente de posto informativo/observação dos elementos de relevância ambiental, factor determinante para a compreensão e conhecimento do local “in loco” que se traduzirá na transmissão aos utentes do respeito que este merece e dos cuidados a ter no seu uso. O elemento de maior dimensão – bar e esplanada – assim como o mobiliário proposto (constituído por bancos e papeleiras) combinam materiais amigos do ambiente (bagacinas, plásticos reciclados e madeira), integrando o conjunto no património natural existente.
Ficha de Projecto OBRAS/POC/2009/15
Dono da obra RAA/SRE+SRAM-DROTRH
Representante Ricardo Medeiros (SRE) / Ana Vasconcelos (SPRAçores)
Projecto Arqº Manuel Saldanha
Empreiteiro Marques S.A.
Data do contrato 29 de Dezembro de 2008
Valor do contrato €4.321.541,83
Data da consignação 7 de Abril de 2009
Duração da obra 9 meses
Fiscalização Gabinete Tavares Vieira
Fonte: http://www.azores.gov.pt/Gra/sram-drotrh/conteudos/livres/Construção+do+muro+de+protecção+da+estrada+da+Ponta+da+Ferraria.htm
Quem quiser que passe pela Ferraria e veja se consegue encontrar as lindas escoadas lávicas que lá estavam ?
Um dia destes, um alto funcionário da delegação de turismo disse publicamente que este projecto foi dos mais debatidos publicamente em São Miguel, e com mais pareceres favoráveis dos geólogos
Bem com estas declarações só posso entender que o aspecto geológico das nossas ilhas se está a modificar, porque no lugar da lava está a surgir betão.
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1 comentário:
As escoadas lávicas foram destruídas pelas lagartas das máquinas. Além disso estão a abrir uma via automóvel, totalmente desnecessária, a sul do caminho pedonal. Esta via, para além do impacto visual que tem vai permitir levar as viaturas junto da zona balnear, descaracterizando ainda mais o local.
É lamentável que um projecto que "propõe" preservar a beleza e singularidade deste local promova um tão grande grau de destruição. A Ferraria merecia melhor destino!
Igor França
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