_______________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 23 de maio de 2011

A educação ambiental dos Açorianos, o caso da Orla Costeira de Ponta Delgada durante as Festas do Santo Cristo.

São milhares as pessoas que todos os anos vêm a Ponta Delgada para as festas do Santo Cristo, são milhares de consumidores e destes milhares muitos deles com uma educação ambiental vergonhosa.

A orla costeira entre o forte de São Brás e o Cais da Sardinha, torna-se um autentica lixeira, toda a zona do Porto de Ponta Delgada fica imunda, são garrafas de cerveja, são copos de plástico que vão na sua maioria parar ao mar, com um tremendo efeito negativo para a biodiversidade marinha.

Ao longo dos anos tem-se visto um aumento dos contentores de lixo, que nunca chega e mesmo que chegasse os hábitos de algumas pessoas teimam em não mudar.

Há já alguns anos que sugiro que se aproveite este mar de gente para se fazer sensibilização ambiental, tanta coisa que se podia fazer desde quiosques ao longo da cidade com informação, outdoors a apelar a boas práticas ambientais, enfim podia enumerar muitas mais mas o certo é que nada se tem feito, e a culpa de quem será?

Dos funcionários que acham que se devem fazer sensibilização das 9h às 12,30 e das 14h às 16,30 de Segunda a Sexta, da Câmara que diz é da alçada do Governo, ou do Governo que diz que é da alçada da Câmara, sinceramente não sei, só sei que se perde todos os anos oportunidades únicas de se arregaçar as mangas e fazer trabalho sério e árduo na educação ambiental nos Açores.

1 comentário:

Maria A Ventura disse...

A responsabilidade dos resíduos é de facto das câmaras, e é uma vergonha que este assunto seja usado como arma de arremesso político. Se os governos devem fazer tudo, então para que existe o poder local? Só para gastar dinheiro ao erário público? Pessoalmente pouco me importa qual o partido político que rege qualquer um dos poderes, sou apenas uma cidadã preocupada com tanta incompetência...