_______________________________________________________________________________________________

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Esgoto a céu aberto em Porto Formoso

Como se pode ver pelas fotos, a ribeira que desagua para o interior do saco do porto de Porto Formoso é um verdadeiro esgoto a céu aberto, constituindo-se como um perigo público para os muitos miúdos que costumam tomar banho no local.


























Como é hábito em São Miguel muitas das ribeiras, quando entram em zonas urbanas, tornam-se autênticos drenos de águas residuais, situação esta que persiste em manter-se face à falta de fiscalização e vista grossa de todas as entidades competentes na matéria, desde as autarquias ao Governo regional, designadamente através dos serviços camarários e Secretaria do Ambiente.


De facto, conforme demonstram as fotografias, neste caso particular, a CMRG parece não ter fiscalizado coisíssima nenhuma conforme se pode ver nos resíduos de construção, criminosamente depositados nas margens da “ribeira”, bem como pela drenagem directa dos esgotos residuais domésticos.


Resta ainda acrescentar que esta situação é duplamente criminosa, não só por representar, como já se disse, um perigo para a saúde pública, como também por representar um crime económico, tanto mais que a Região quer vender turisticamente o Destino Açores como um destino ambientalmente preservado.

5 comentários:

Anónimo disse...

Depois da finanças da RAA terem sido "ratadas" de lixo, chegou a vez do ambiente.

Anónimo disse...

Oh Zé! Foste de férias para o Porto Formoso? Antes Chernobyl!!!!

O Regedor disse...

Parabéns pelo artigo. Se tentar subir a ribeira vai ver Chernobyl e ratazanas de meio-metro!

aNaTureza disse...

Pois é, operaçoes de cosmética é o que fazem as tais obras de requalificação. No Porto Formoso. Qdo houve a inauguração dos balneários da praia, o pres. da camara disse demagogicamente para a televisão que trabalhava para o povo (houve uma pequena manif. ele estava a responder por isso), mas para quem ele trabalha exclusivamente é para o turismo/capital, visto que a maioria das obras de requalificação são feitas nos pontos turisticos e quanto ao povo, que se aguente com as condiçoes que tem.
São todos iguais, pois aprendem na mesma escola, onde só marcam pontos, os que souberem ser mentirosos, demagógicos e ja agora, desonestos.

Nuno Silva disse...

Desculpem o meu desabafo mas quase chorei quando vi as fotos do que fizeram à Praia de Porto Formoso.
Pelo que li já muito se falou das obras, do ambiente, da politica por isso quero aqui deixar apenas um desabafo.
Em Março de 2007 passei um final de tarde lindíssimo, quase só no areal não fossem os patos; deixei que mais um belíssimo local da ilha de São Miguel me deixasse memórias tão boas, as quais transmiti ao meu filho e companheira.
E agora venho a descobrir que taparam a ribeira e fizeram bunkers na praia.
Haverei de voltar lá, levar o meu filho e esperar que ele consiga encontrar a beleza do que eu vi, retratada nas minhas palavras.
Lamento, lamento mesmo muito...