_______________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Campanha SOS Cagarro 2011

O Cagarro é a ave marinha mais abundante nos Açores, totalizando cerca de 203.000 casais reprodutores. Entre Março e Outubro, os Açores são procurados por esta ave marinha para a respectiva nidificação, sendo mesmo considerados o mais importante local do mundo utilizado para o efeito.




No fim de Outubro os cagarros juvenis, que já atingiram a plumagem e o tamanho adulto são abandonados, nos ninhos, pelos progenitores e, movidos pela fome, lançam‐se ao mar, mas têm vários perigos a enfrentar.

São várias as ameaças à conservação desta espécie:

a destruição do habitat de nidificação, através da introdução de plantas e animais exóticos, do crescimento urbano e da rede de estradas litorais;

a captura e morte de adultos e crias para obtenção de isco, para alimentação ou por vandalismo;

a elevada mortalidade, na época do Outono, associada ao atropelamento e colisão de cagarros juvenis em estradas e localidades.



Desde 1995 que decorre anualmente a Campanha SOS Cagarro, tendo como principal objectivo alertar a população açoriana para a necessidade de preservação desta espécie protegida que nidifica nos Açores.



Existirão brigadas de salvamento diariamente às 20h30m em quatro locais, no caso da ilha de São Miguel:

- Parque de estacionamento da Praia do Pópulo (troço entre Feteiras e Vila Franca do Campo), em colaboração com Associação Amigos do Calhau

Habituais coordenadores: José Pedro Medeiros e Diogo Caetano

- Poços de São Vicente (troço Santo António e Fenais da Luz)

Habituais coordenadores: Ana Hipólito e Rui de Sousa

- Palheiro da Ribeira Grande (troço Ribeira Grande e Calhetas)

Habituais coordenadores: David Santos e Carolina Ferraz

- Mosteiros

Habitual coordenador: Gerbrand Michielsen

Este ano, qualquer animal recolhido enquadrado ou não nas brigadas poderá ser entregue nos postos da PSP, que funcionarão como postos de recolha. Em caso de impossibilidade de entrega à PSP deve ser contactado o SEPNA (961196098 – até às 24 horas) ou os vigilantes de natureza (912 177 542 - até às 24 horas).

Procedimentos para salvar um cagarro

1 comentário:

aNaTureza disse...

Boa noite,
acho estranho que um blog e uma associação que se diz "que tem por fim defender a natureza, o ambiente e o património, contribuir para a construção de um mundo mais limpo"
ainda não tenha feito a mínima referência sobre da incineração na região.
Acaso acham que o lixo desaparece por obra e graça?
Não sabem que se transforma em material altamente poluente?
E tanto, tanto que existe para se informarem sobre isto...
Se procurarem vantagens, nem as encontram.

Olhem que não vale a pena andarem a salvar cagarros e em contrapartida não os defenderem a eles e a nós próprios, pois tudo o que sai da incineração é nefasto para o ambiente.
Sabiam que entre 80 a 90% dos cancros são derivados de modos de vida e do ambiente em que se vive? Poderia escrever muito mais, mas se se preocupassem mesmo, com certeza que já saberiam do que se trata.
A definição do vosso grupo está errada.
Desculpem-me a sinceridade. É que a sinceridade é necessária para a construção de um paradigma melhor do que o actual, porque este está demasiado doente.