_______________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Ação de sensibilização ambiental realizada nos Mosteiros no dia 14-10-2012



No dia 14-10-2012, a Associação Amigos do Calhau, em conjunto com um grupo de amigos do Porto dos Mosteiros, levou a efeito uma limpeza subaquática e da orla costeira do Porto dos Mosteiros.

Esta ação, que pretende ser uma semente para o futuro, teve uma adesão de 23 pessoas, que recolheram cerca de 300 quilos de lixo; pessoas estas que dispensaram uma manhã de domingo por amor à natureza; natureza esta que nem sempre á acarinhada pelos Micaelenses, notando-se que falta muita vigilância e penalização, como também muita falta de sensibilização ambiental nas diversas camadas da população.

Há dois anos, a Associação Amigos do Calhau solicitou junto da Direção dos Assuntos do Mar e da Lotaçor que fossem colocados nos portos de pesca cartazes informativos com o tempo de degradação de certos materiais no mar e foi-nos dito então que estavam a tratar disto. Passados dois anos, nem cartazes nem informação alguma foi vista e, neste sentido, achamos que, nomeadamente, a Lotaçor pode e deve ter um papel mais ativo no apoio à formação e educação dos pescadores e frequentadores destes mesmos portos.

Na orla costeira encontraram-se essencialmente garrafas de cerveja, pacotes de sumo, linhas de pesca usadas, roupas velhas, etc.

Dentro de água salientamos a enorme quantidade de garrafas de cerveja, muitos apetrechos usados nos barcos de pesca, tais como tubos, ferros e até uma bomba de água. Causou-nos muita preocupação ter-se encontrado também dentro de água uma bateria que, como se sabe, contém substâncias bastante nocivas para a vida marinha.

Parabéns a todos os participantes. Nunca vamos desistir, mas que há muita coisa para mudar nas estruturas responsáveis pelo ambiente ai que isto há!

Sem comentários: