_______________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O Carnaval em São Miguel,um grande atentado ambiental com o apoio de entidades públicas.





Nos Açores o carnaval comemora-se de diferentes formas nas nossas nove ilhas. Nalgumas atinge de tal forma uma importância cultural capaz de mobilizar milhares de pessoas, estando até em estudo apresenta-lo como candidato a património cultural imaterial da Humanidade, noutras ilhas infelizmente com o patrocínio de algumas entidades públicas, é um enorme atentado ambiental.

O que começou por ser uma batalha de flores em São Miguel, passou a uma batalha de limas, e nestes últimos anos passou a ser uma batalha de milhares de sacos de plástico com água. Esta batalha tem o seu auge na Av. Infante dom Henrique em Ponta Delgada, onde algumas centenas de pessoas atiram os ditos sacos uns aos outros, ficando a marginal de Ponta Delgada com milhares de sacos de plástico no chão. 

Na batalha deste ano, Estiveram inscritas sete equipas, nomeadamente, Santa Clara, São José, Bombeiros de Ponta Delgada, Red Boys, Fajã de Cima, Arquinha e Pico de Canas – Os Mercenários, com oito camiões. Atendendo a que cada camião leva cerca de 100 000 a 120 000 sacos de plástico, mais o que as restantes pessoas levam, podemos estar a falar de um MILHÃO de sacos de plástico. Este horror ambiental com apoio de entidades públicas e da comunicação social, tem que ser de imediato suspenso, e aberto um dialogo sério na sociedade Micaelense sobre a educação/sensibilização ambiental

Numa ilha que aposta fortemente num cartaz turístico de ambiente, numa Câmara que procura transmitir uma imagem amiga do ambiente, inclusive com spots publicitários na RTP Açores, como é que permite e incentiva este enorme atentado ambiental. Como é possível ver pelas fotos, que foram tiradas pelas 19h o chão estava completamente coberto de sacos de plástico, indo parar alguns milhares deles ao mar, ao passar pela marina de Ponta Delgada passados dez dias, ainda era possível observar alguns destes plásticos no mar e no enrocamento.

 Podem dizer que a Câmara foi limpar o mais rápido possível, podem dizer o que quiserem, assim não podemos educar os nossos filhos, dizendo que se deve evitar sujar o ambiente, não usar plástico, poupar água que é um bem que infelizmente se torna cada vez mais escasso a nível planetário, quando quem deve dar o exemplo não o dá.


 A regra é esta: se não sujar não é preciso limpar.

 Deixem de ser hipócritas



Sem comentários: