_______________________________________________________________________________________________

domingo, 22 de março de 2009

SOS PORTO FORMOSO








Com base em informações recentes vindas a Público, está prevista uma requalificação arquitectónica do acesso á praia dos Moinhos no Porto Formoso.
Tratando-se de uma zona de grande vulnerabilidade paisagística, já adulterada pela qualidade das construções existentes, a intervenção proposta para o local revela alguma falta de sensibilidade no que respeita á sua implantação e materiais escolhidos.

As características do referido projecto poderão de alguma maneira "questionar" toda a zona sendo este o momento exacto para todos quanto se importam pela qualidade da nossa orla costeira pronunciarem-se.

Para quem desejar tomar posição sobre o assunto poderá contactar o SOS PORTO FORMOSO - sosportoformoso@gmail.com

31 comentários:

Maria Emanuel Albergaria disse...

Na passada Quinta Feira, 19 de Março, fui em trabalho à Ribeira Funda, concelho da Ribeira Grande.
Há muitas crianças daquela freguesia que nunca foram a Ponta Delgada, é uma localidade pobre, esquecida e com muitos problemas. Há professores a fazer um trabalho fantástico e o projecto Viragens.
Pergunto-me, num concelho com tantos problemas avançar com o projecto da praia dos Moinhos nos moldes apresentados é no mínimo um acto de autísmo político, social e ambiental .
`urgente discutir o conceito de DESENVOLVIMENTO.

Anónimo disse...

Uma obra que segundo consta está orçada em 400.000€, É um crime estar a gastar-se dinheiro Público desta forma.
1º Os turistas que cá vêm não procuram esse tipo de obras mas sim lugares virgens e com identidade como é o caso do Porto Formoso.
2º Só cerca de 6 pessoas residem permanentemente naquela zona, a maior parte das casas existentes são de Veraneio. (a obra vai beneficiar quem???)
3º Nenhuma tempestade até agora justificou a construção de uma barreira daquela dimensão (só a ribeira é que já deu prejuizo naquela zona)
4º A construção mostra pouca entrada de luz natural e pouco arejamento para um balneário público
Será possivel simplificar a construção???? reduzir os custos???? No fundo o que falta ali é contruir uns balneários com sanitários e ter um funcionário que os limpe constantemente, contruir uma arrecadação para o ISN, e podem-se ampliar os Duches que já existem no exterior bem como construir umas 4 casotas em madeira (amoviveis durante o Inverno) para as trocas de roupa. será que 150.000€ dá??? ou ainda será um roubo???

A dita Rampa para os portadores de deficiencia dá perfeitamente para contruir respeitando da mesma forma o declive pouco acentuado (exigência da UE).

Apelo à consciência!!!

É preciso acampar lá, dormir ao relento ter uma história ali para se perceber que a verdadeira beleza está na simplicidade das coisas que lá existem, nos sons, nas cores, nos tactos. Eu lembro-me que durante o Inverno era sempre uma aventura ir acampar nos dias de tempestade.

Isto é um verdadeiro atentado! estão inspirados em quem???

A subtileza está em criar as condições pretendidas sem adulterar o Local!

FMT

Anónimo disse...

São "contas de cabeça" mas imaginem que se dividiam 400.000€ da seguinte forma:

200.000 para a praia
50.000 para o campo de campismo
50.000 campo de futebol

restam 100.000 para investir por exemplo num empresa da Junta para o serviço Público, uma carrinha para os idosos irem ao Médico, ou até mesmo um posto médico na freguesia, sei lá, uma garagem e umas Maquinas para jardinagem, um curso de segurança no mar ou preservação de espécies marinhas para os Pescadores da freguesia. Asas à imaginação!

vão enterrar tudo na areia da praia???

Filipe Tavares disse...

Já alguém parou para pensar que tudo o que foi contruido nos Moinhos foi sempre a favor de quem constroi e nunca a Favor da praia!!!
Todas as obras!!! Casas pela encosta, Apartamentos que são um monumento ao equilibrio, obras embargadas etc etc.
Vejam bem! Relativamente à construção naquela zona, nunca ouvi nenhum elogio!!! (a não ser a recuperação do lava roupa)
Já alguém fez alguma coisa a favor da praia??? Já alguém pensou que a única forma de ajudar a Praia é preservar-la??? já perceberam que esta obra é um capricho escusado, e que o Porto Formoso merece algo mais cuidado e pensado para que o contentamento seja unânime (não de um pequeno grupo) e que não haja arrependimentos.
Isto é uma obra feita às pressas para mostrar trabalho feito!!! (CAMPANHA)
Vamos pensar na Praia e preservar a sua beleza!
Será que em pleno seculo XXI os Partidos pensam que conseguem conquistar o povo desta forma??? Ou pior, será que o povo permite uma manipulação destas???

Filipe Tavares

SOS PORTO FORMOSO disse...

Ou, porque não se aproveita a VERBA para se repensar todo o projecto "Praia dos moinhos" fazer uma requalificação total daquela zona:

- Limpeza e ordenamento das duas ribeiras (a do fim da praia é uma vergonha)
- ELIMINAÇÃO dos acessos privados de algumas casas à praia (ACESSOS ILEGAIS)
- Esgotos
- Electricidade/Iluminação
- Colocação de pavimento suave na canada para facilitar o acesso de cadeiras de rodas
- Balnearios (casa ISN, 4 Chuveiros exteriores, 2 chuveiros interiores, sanitarios homem, mulher, deficienctes, 4 trocas de roupa amoviveis)
- Parque de campismo (2wc+2chuveiros+churrasqueiras)

Tudo isto num desenho mais orgânico e disperso, em vez de compactar tudo no mesmo bloco.
No final ainda deve restar verba para construir uma garagem no parque de estacionamento para arrumar o Limpa areias e a máquina de cortar relva.

Não se esqueçam que estamos a falar de cerca de meio Milhão de EUROS!!!

É muito PAPEL.

SOS PORTO FORMOSO disse...

ASSINEM!!!


http://www.peticao.com.pt/sos-porto-formoso


OBRIGADO

SOS PORTO FORMOSO disse...

Venho desta forma informar a Camara Municipal de Ribeira Grande, ao Sr. Presidente Ricardo Silva, que nos últimos dias, Eu, Filipe Tavares, na qualidade de representante deste movimento, tenho trabalhado no sentido de reunir um grande numero de apoiantes que manifestam o seu desagrado relativamente à obra de requalificação da Praia dos Moinhos no Porto Formoso.

Para tal gostaria de apresentar aqui a nossa petição que poderá consultar em:
http://www.peticao.com.pt/sos-porto-formoso

Petição "SOS Porto Formoso"

Com base em informações recentes vindas a Público, já deu inicio, a requalificação arquitectónica do acesso á praia dos Moinhos no Porto Formoso.
Tratando-se de uma zona de grande vulnerabilidade paisagística, já adulterada pela qualidade das construções existentes bem como acessos ilegais etc... etc..., a intervenção proposta para o local revela alguma falta de sensibilidade no que respeita á sua implantação, materiais escolhidos, bem como à inconsciencia e falta de respeito ao gastar uma verba avultada de 400.000€ numa obra que não o justifica.

As características do referido projecto poderão de alguma forma "questionar" toda a zona, sendo este o momento exacto para nos juntarmos e lutarmos para a defesa e qualidade da nossa orla costeira. O nosso objectivo é exigir aos responsaveis pela obra, "Camara Municipal de Ribeira grande" e "Ribeira Grande Mais" uma reavaliação do projecto e proceder à sua alteração de forma a encontrar uma solução que defenda o enquadramento da insfraestrutura em causa, salvaguardando o património Natural bem como a identidade do local. Por uma questão de respeito e Cidadania, devemos manifestar o que sentimos em relação a esta obra e parar de uma vez por todas de simplesmente aceitar o que nos vão impingindo.

Sugiro também que façam uma analise aos seguintes blogs:

"SOS PORTO FORMOSO" está em:
http://www.peticao.com.pt/sos-porto-formoso
http://amigoscalhau.blogspot.com/
http://acasadamosca.blogspot.com/
http://sosportoformoso.hi5.com
http://jsdribeiragrande.blogspot.com/



Gostariamos que a CMRG tivesse uma conduta diferente no que respeita à forma egoista como intervem nos espaços que pertencem a todos nós. Nota-se um profunda falta de respeito para com a paisagem Natural. Não falo na generalidade. Contudo Sou da opinião de que aproveitem mais as quantias que dispõem pois nota-se um subaproveitamento da mesmas.

Resumindo - Que não se estrague a paisagem, e que se pense melhor em como e onde investir tanto dinheiro.

Nós esperamos que a Camara Municipal da Ribeira Grande mostre sensibilidade, cooperação, e sobretudo respeito pelos que se manifestam, porque na generalidade o povo simplesmente aceita o que se faz porque tem medo ou não sabe avaliar estas questõs.

É importante referir que este movimento não tem pretenções Politicas, embora esteja a ser apoiado por partidos da oposição, nomeadamente Bloco de Esquerda, PSD.

Muito Obrigado
Filipe Tavares
SOS Porto Formoso

Filipe Tavares disse...

VISITEM:

http://sosportoformoso.blogspot.com/

Anónimo disse...

A Câmara Municipal da Ribeira Grande e a empresa municipal Ribeira Grande Mais, gastam milhares de euros em luxuosas obras de requalificação da orla costeira e, no entanto, mesmo ao lado dessas obras podemos ver esgotos a céu aberto directamente para o areal, lixo espalhado pelo calhau ao longo de toda a costa, bairros habitacionais degradaos, património material abandonado, etc.

Anónimo disse...

Não gosto do projecto que está previsto para a Praia dos Moinhos....nem na vertente estética nem, muito menos, nos materiais a utilizar.
As posições que estão a ser tomadas por este movimento sobre a verba a dispender, as outras prioridades do Concelho ou o facto das casas nem serem moradias,não se me afiguram de bom-gosto.
A verba em causa destina-se, basicamente, ao saneamento básico da zona e, apenas, uma pequena verba para os balneários...
Penso que os utilizadores da praia sabem que a levada é aberta, justamente, pelo facto de o saneamento não existir? Que conversa é essa de ser uma zona de veraneio? As casas que lá estão, embora nem todas com bom-gosto, não merecem saneamento?
E que tem esta conversa a ver com o "Mau-gosto", digo eu, do projecto apresentado?
Vamos tentar alterar o projecto aprovado para a Praia dos Moinhos, e deixar o resto.
Nada de misturar "alhos com bugalhos"...
O Projecto não é bom...a zona em questão não suporta o Projecto, logo o Projecto deve ser alterado.
Espero assinar a Petição.
Abraço para todos os que se preocupam com a "nossa" Praia e, esperemos que possamos alterar este projecto.
"Tarde é o que nunca chega."
Sá Couto

SOS PORTO FORMOSO disse...

N.o 34—17 de Fevereiro de 2005 DIÁRIO DA REPÚBLICA—I SÉRIE-B

REGULAMENTO DO PLANO DE ORDENAMENTO DA ORLA COSTEIRA,
TROÇO FETEIRAS-FENAIS DA LUZ-LOMBA DE SÃO PEDRO


Artigo 24.o
Edificabilidade
1—As edificações devem integrar-se na paisagem,
respeitando o carácter das construções existentes e
tendo em particular atenção o património arquitectónico
vernáculo e erudito.
2—A densidade de ocupação deve ter em conta as
características das áreas urbanas existentes e decrescer
com a aproximação da linha da costa.

Artigo 69.o
UOPG 5—Porto Formoso
1—A UOPG 5 está inserida no âmbito do troço
de costa a que se refere a zona 3, aludido na alínea c)
do n.o 2 do artigo 6.o do presente Regulamento.
2—A UOPG 5 tem por objectivos:
a) Promover o turismo balnear e o turismo em
espaço rural;
b) Apoiar a actividade piscatória e as explorações
agrícolas tradicionais;
c) Valorizar a paisagem, proteger a natureza e os
recursos geológicos;
d) Requalificar os espaços urbanos;
e) Requalificar e aproveitar os recursos hidrotermais
existentes;
f) Reduzir os riscos e conflitos na utilização do
território;
g) Controlar a expansão urbana, nomeadamente,
na praia dos Moinhos e na envolvente de Porto
Formoso;
h) Evitar a descaracterização dos núcleos urbanos
tradicionais;
i) Controlar a poluição das ribeiras e tratar as
águas residuais.

Caros bloggers,
reparem no que diz a lei no seu artigo 24 e nas alíneas c) h) e g) do artigo 69.
Não me parece que o projecto actual tenha estes presupostos em consideração.

Cumprimentos

Colocado por Blogger O Regedor | 26/3/09 19:14

SOS PORTO FORMOSO disse...

Um grupo Representativo do Movimento SOS Porto Formoso reuniu hoje com o Presidente da Camara da Ribeira Grande numa sessão de esclarecimento sobre o Projecto em Causa. O SOS Porto Formoso irá nas próximas 24 horas proceder à avaliaçao do projecto e formalizar a sua opinião tendo em conta o que este movimento defende e as pretenções da CMRG.

Obrigado

Maria Emanuel Albergaria disse...

O diagnóstico desta situação denuncia autismo político, desiquilíbrio relativamente às prioridades das localidades. poucas preocupações a longo prazo, falta de sensibilidade democrática: ouvir as populações, ou criar procedimentos de envolvimento de cidadania, não são importantes. Importa a aparência de uma falsa modernidade vazia de conteúdo.

SOS PORTO FORMOSO disse...

QUANTO À NOTICIA PUBLICADA NO AÇOREANO ORIENTAL DE 30 DE MARÇO 2009 PAGINA 10.

DAS DUAS UMA!

ESTA NOTICIA VAI SER DESMENTIDA PELA CMRG, NA COMUNICAÇÃO SOCIAL.

OU

A NOSSA RESPOSTA SERÁ NO SENTIDO DE REVELAR A DESINFORMAÇÃO E FALTA DE COMUNICAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS VÁRIAS PESSOAS QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NO PROJECTO, BEM COMO O DESINTERESSE PELO EMAIL ENVIADO E CHAMADAS TELEFÓNICAS EFECTUADAS ANTES DE SE DAR INICIO À PETIÇÃO.

COMO REPRESENTANTE DESTE MOVIMENTO AFIRMOS QUE A MINHA ATITUDE FOI DIPLOMÁTICA E CORDEAL E O MEU INTERESSE PELOS PORMENORES DO PROJECTO FOI MOSTRADO DESDE O INCIO.

FILIPE TAVARES

SOS PORTO FORMOSO disse...

SOS PORTO FORMOSO
to geralcmrg

show details 00:44 (0 minutes ago)


Reply


Lisboa, 1 de Abril de 2009


Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande

Em nome do Movimento "SOS Porto Formoso", gostaria de referir aqui que o movimento deseja que as obras de requalificação na "praia dos moinhos" sejam suspensas por 2 dias, ou apenas suspendam a intervenção na zona do areal dos Moinhos enquanto formulamos a nossa decisão. Comprometemo-nos a entregar-lhe o nosso parecer, na próxima 6ª Feira dia 3 de Abril de 2009.


Grato pela sua compreenção e boa vontade

Filipe Tavares
SOS Porto Formoso

PS: Comentario do Assinante da Petição nº 454
"Devemos preservar a nossa beleza..e deixar de tentar ser como a madeira e lisboa..so apartamentos e hoteis, o que atrai mais na nossa ilha é a beleza natural..deviamos usar esse dinheiro todo mal gasto em melhorar a qualidade de vida de varias localidades que precisam!"

Ficamos também muito sensibilizados, pela iniciativa da CMRG ao promover as actividades "CineEco" e a exposição "SOS Cagarro".

João Pedro disse...

A praia de Porto Formoso é sem duvida uma das praias mais interessantes da ilha de são miguel. Como frequentador regular deste espaço, acho louvável a iniciativa de melhorar as condições dos balneários e acessos existentes, que mancham sem dúvida a imagem desta praia. Causa me estranheza a reacção tão negativa das pessoas a um projecto desta natureza. Se o problema é económico, então não se faça mesmo nada. Mas uma vez que a política actual é de investimento público, gaste-se, então, esses milhões e depois que se gaste mais outros tantos nesses projectos que tanto reclamam. Se o problema é estético. Ora bolas, a porcaria que está lá não vos incomoda? O repudio por tudo que é contemporâneo e diferente é sintomático de sociedades fechadas e conservadoras. talvez seja melhor fazer algo mais à moda da "arquitectura de emigrante" par agradar a todos...

SOS PORTO FORMOSO disse...

Caro João Pedro, concordo consigo ao afirmar que se há dinheiro, pois então que se gaste, e que os balneários que lá estão são realmente uma porcaria. Contudo no que diz respeito à parte estética, devo aqui referir que da nossa parte não existe repúdio por tudo o que é contemporâneo. O que defendemos é que a intervenção em causa, é completamente desproporcional ao que lá existe. Pode-se gastar os mesmos milhares na construção de um percurso pedonal pela Ribeira, bem como pela curva do Parque de estacionamento até à praia. A nivel de Casas de banho pensamos que se trata de um bloco gigantesco que nada favorece a pouca arquitectura regional ali existente. Entra em Choque. Uma das caracteristicas principais desta praia Praia é precisamente o facto de quem passar na rua não dár conta de que a praia existe. Os acessos pela ribeira e pelo canavial da encosta, poderão tornar-se uma autentica aventura que nos leva à magia e encanto daquela praia. Coloque-se na pele de um turista, e imagine que desce para uma ribeira, percorre-a e descobre a praia, dificilmente irá querer voltar para trás!!!

Isabel Fernandes disse...

Concordo com o João Pedro.
Tive a oportunidade de ler no artigo do Jornal Oriental de ontem que a petição foi levada a cabo sem que tivessem tido acesso ao projecto. De facto tenho andado à procura neste e noutros blogues de suportes visuais da obra que mostrem o que afinal vai ser construido na Praia dos Moinhos e só encontrei uma pequena imagem 3D. Afinal, foi apenas com base nesta foto montagem que avançaram com este movimento?!!!???

SOS PORTO FORMOSO disse...

Cara isabel Fernandes recomendo que faça uma pesquisa atenta no blog:

http://sosportoformoso.blogspot.com/

aí poderá esclarecer as suas dúvidas.
poderá também encontrar 3 foto3d no blog casa da mosca.

Eu penso que houve muita gente no nosso Universo que percebeu que com um pouco mais de transparência e boa vontade se podem evitar situações destas.

Obrigado

Filipe Tavares

Daniel Oliveira disse...

Construir pela ribeira?! SOS Porto Formoso, tendo em conta que estamos a falar de uma zona de cheias frequentes, construir nas margens da ribeira seria irresponsável e um atentado à natureza, cujas consequencias seriam desastrosas. Não podemos ignorar o passado rural do local, marcado por casas de pedra seca, testemunhando as dificuldades e a pobreza de outros tempos. Noentanto, não tenho dúvidas de que os nossos antepassados não se coibiram de utilizar e recorrer a todos os meios tecnológicos mais avançados ao seu dispor no seu tempo. Não vejo porque nós não havemos de fazer o mesmo, recorrendo à arquitectura mais moderna e conceitos de espaço e funcionalidade mais avançados ao nosso dispor. Desta forma não estamos a entrar em choque mas sim a complementar e a deixar a marca do nosso tempo.

SOS PORTO FORMOSO disse...

Ao assinar em baixo, falo por mim, pois o SOS Porto Formoso não sou só eu!

Caro Daniel Oliveira, penso que não percebeu que o acesso pela ribeira primeiro que tudo é uma sugestão, e seria uma conjugação de atalhos na sua maior parte feitos em terra, e madeira onde se justifique, não vendo deste modo o que poderia destruir. por outro lado, seria importante fazer um reordenamento e limpeza da ribeira. É lógico que o percursso seria feito de forma a ficar protegido das cheias. Também não sei se conhece o local como eu conheço, e o caudal predominante da ribeira durante o Inverno, porque isso pode ser um dos factores que o impossibilitam de visualizar o que estou aqui a dizer. Quanto ao resto, gostaria que aceitasse o facto de que existem várias formas de fazer as coisas, "recorrendo da mesma forma à arquitectura mais moderna e conceitos de espaço e funcionalidade mais avançados ao nosso dispor". Mas esta matéria, para mim faz parte do campo da subjectividade.

Filipe Tavares

Daniel Oliveira disse...

Filipe Tavares, os atalhos ou trilhos em terra e madeira, são uma solução de compromisso para locais ou neste caso praias de dificil acesso ou por estarem em zona protegida de reserva natural, como é por exemplo a praia da Amora em Ponta Garça, que faz parte, e muito bem, de um trilho turistico, onde o impacto do homem na natureza tem de ser reduzido, recorrendo a materiais efémeros e perecíveis. No caso da praia de Porto Formoso que é frequentada por centenas de pessoas, julgo do interesse de todos que esta seja bem equipada e que disponha de bons acessos. Possibilitando o uso de cadeiras de rodas ou pessoas com mobilidade reduzida. Em caso de acidentes, o acesso de ambulancias e ou macas. Quanto à limpeza das margens das ribeiras, é um problema à parte e que não deve ser esquecido a quem compete.

SOS PORTO FORMOSO disse...

Daniel, o trilho é apenas um percuso secundário, e uma sugestão que nem tem de constar nesta fase de obra. poderá ser feito em terra e madeira justamente por causa dos aspectos que referes. No fundo trata-se de uma ribeira. Eu penso que não estás por dentro do que temos discutido com a Câmara a respeito desta obra, desta forma não partas dos principio que não estamos a ter em conta aspectos tão importantes como é o caso do acesso aos deficientes. Quanto às ambulâncias, não sou da protecção civil nem sei as obrigatoriedades neste departamento. Se tiveres um pouco de paciência, dentro em breve saberás qual foi a nossa proposta, pois foi apresentada hoje às entidades competentes.

se for preciso algum esclarecimento aprofundado, disponibilizo o meu nº de telefone para me contactares.

914646459
Filipe Tavares

SOS PORTO FORMOSO disse...

Lisboa 3 de Abril de 2009

Caros amigos da Praia!!!

O SOS Porto Formoso, como sabem, tem lutado para defender as ideias de um grupo que teve como principal preocupação a defesa da paisagem existente na praia dos moinhos. Se nos centrarmos neste aspecto, verificamos que todo o trabalho feito até agora está em torno de uma causa, criar as devidas condições de apoio balnear tendo em conta que deverão ter o menor impacto visual possivel.

Desta forma, apresentamos um conjunto de propostas à CMRG que vão desde a alteração de alguns pormenores da extructura, bem como de materiais de revestimento. Confesso que a proposta foi bem recebida pela CMRG e está a ser avaliada. No fundo a nossa proposta foi feita no sentido de respeitar o que é proposto pela petição, o trabalho criativo do Arquitecto e o facto da obra já ter iniciado. Desta forma, apelamos à Boa Vontade do Presidente para que tenha estes aspectos em consideração.

Um abraço a todos
Estou mortinho por tomar umas cervejinhas ai por essas bandas!!!
: )

Filipe Tavares

Anónimo disse...

Caro Filipe, um projecto aprovado não se altera porque eu e mais alguns utentes da praia não achamos que vai ficar bem. Há direitos de autor associados a esse projecto e demais trâmites legais que concerteza o Filipe terá oportunidade um dia de saber. As alterações à estrutura ou revestimentos, são pensados sempre considerando a envolvente em que se inserem e respeitando como é natural a legislação especifica aplicada à zona em causa. É assim que funciona e duvido que neste caso o projectista não tivesse esses cuidados, ou as entidades que apreciaram o referido projecto.

SOS PORTO FORMOSO disse...

hmmmmmm!

SOS PORTO FORMOSO disse...

Não me convenceste!!! fica atento

Anónimo disse...

vou criar um movimento para contestar o novo projecto... e nunco mais se constroi nada! lol

Anónimo disse...

nn

Anónimo disse...

o porto formoso e lindo

Anónimo disse...

eu amo o porto formoso