_______________________________________________________________________________________________

domingo, 10 de outubro de 2010

SIARAM - Novo site sobre o ambiente dos Açores

O Ambiente dos Açores passa a contar, a partir de agora, com um “centro educativo” online, denominado “SIARAM – Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores”, este sítio está disponível no endereço http://siaram.azores.gov.pt/



São vários os portais que a Secretaria do Ambiente e do Mar tem ao dispor dos Açorianos e que abaixo descriminamos:

Portal da direcção regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos
http://www.azores.gov.pt/gra/sram-drotrh


Portal NA MINHA ILHA, dirigido para a comunicação de ocorrências ambientais por parte de qualquer cidadão
http://servicos.sram.azores.gov.pt/naminhailha/


Geoportal
http://sig.sram.azores.gov.pt/


Sistema Regional de Informação sobre a Água
http://sig.sram.azores.gov.pt/SRAM/site/SRIA/


SRIT - Sistema Regional de Informação Territorial
http://sig.sram.azores.gov.pt/SRAM/site/SRIT/



Podemos assim dizer que os Açorianos têm informação mais do suficiente sobre o ambiente e o ordenamento do território nos Açores.

Mas será que tudo funciona bem?

Ora vejamos, no passado dia 29-09-2010 a Associação efectuou uma denúncia ambiental no Portal “Na Minha Ilha”, denúncia esta que ficou com a refª SRAM/NAMINHAILHA/2010/132 .


Acontece que em 10/10/2010, nem um mail recebemos sobre esta denúncia, o que infelizmente nos leva a pensar, será que isto tudo funciona mesmo?

5 comentários:

Gabriel disse...

Creio que ficamos todos a ganhar quando se diz tudo. Afinal houve resposta e no prazo fixado:
A informação deu entrada a 29 de Setembro, e foi respondido a 14 de Outubro, no prazo indicado pelo Código do Procedimento Administrativo.

De:Patricia AMM. Morais
Enviado:quinta-feira, 14 de Outubro de 2010 10:25

Para:'amigosdocalhau@gmail.com'

Cc: João CCL. Bettencourt
Assunto: FW: http://amigoscalhau.blogspot.com/2010/10/siaram-novo-site-sobre-o-ambiente-dos.html

Encarrega-me o Sr. Director Regional do Ambiente de remeter a resposta á vossa denuncia sobre abandono de resíduos na orla costeira em S. Miguel

Exmo. Sr. José Pedro Medeiros:

Relativamente à V. denúncia, temos a informar o seguinte:

A Lei n.º 58/2005, 29/12, também conhecida por Lei da Água, estabelece as bases e o quadro institucional para a gestão sustentável das águas. De acordo com o n.º 2 do seu artigo Artigo 34.º - Medidas de conservação e reabilitação da zona costeira e estuários - as medidas de conservação e reabilitação da zona costeira e dos estuários devem ser executadas sob orientação da correspondente ARH, sendo da responsabilidade:
a) Dos municípios, nos aglomerados urbanos;
b) Dos proprietários, nas frentes particulares fora dos aglomerados urbanos;
c) Dos organismos dotados de competência, própria ou delegada, para a gestão dos recursos hídricos na área, nos demais casos.

Na denúncia apresentada apenas é referido que na orla costeira atrás do campo de futebol do Operário (S. Miguel) foram abandonados entulhos, monstros e RSU. Da aplicação da Lei da Água decorre que as medidas de conservação e reabilitação da zona alvo de denúncia devem ser efectuadas pela entidade legalmente responsável, pelo que a V. denúncia foi devidamente reencaminhada, com vista à resolução do problema.

Com os melhores cumprimentos, O Director Regional do Ambiente, João Bettencourt

Anónimo disse...

sou contra a politica ke estalaram na caldeira velha vao estragar akele munemento todo depois de eu ter trabalhade para ke akilo melhorace deixarame sem trabalho porke fis ali um bom mercado agora fikei sem nada porke temos ca turisme de natureza e so pencem em obras onde nao se deve fazer

Anónimo disse...

a camara da r.grande nao da conta do ke tem agora kis a caldeira velha e mais uma coiza para estragar e kazo para dizer sera ke a taxo ali e nos ke gostamos dakele munemente ficamos aver estragar as coizas kande so ia ali pestutiisao nenguem se lenbrava da kele local agora ja entresa?

Anónimo disse...

sr. director r. do enbiente agora ke a caldeira velha tava entregue em boas mao porke teve ke dar a camara porke segunde sei a pessoa ke coidou ate agora tanbem pegava e tava bem tratado akele local tava uma maravia sera ke kande se fas alguma coiza de bem tentace com ke fica mal?

Anónimo disse...

ke mais nos era acontecer com politicas asim amigos juntem asinaturas contra o ke kerem inplatar na caldeira velha dizem ke tinha depozitos de rezidos e mentira tinha la um seguransa ke nao conhece mas tava tudo bem cuidade sou guia turista a anos ke nao via a caldeira velha asim so de um mes ke a mesma pessoa nao ta la a caldeira ta toda suja o sr cuidava muite bem dakilo vamos nos manifestar contra voces podem contar com muites guias turisticos temos vergonha de levar o turisme a r. grande porke as casas de banho tao senpre fexadas e o mesmo ke vai acontecer na caldeira velha eses pelintra deces prezidentes kerem e mesme lexar o pouco turismo ke nos resta vamos dar as maos e nos manifestar contra