_______________________________________________________________________________________________

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sobre as novas Zonas Balneares da Baixa da Areia e da Ferraria

Barro Vermelho e Santa Cruz (ilha Graciosa), Baixa da Areia, Forno da Cal, Ponta da Ferraria e Poças da Ribeira Grande (S. Miguel) são as novas entradas numa lista que garante aos banhistas águas com “níveis superiores a bom”, adiantou o director regional dos Assuntos do Mar. Segundo Frederico Cardigos, as zonas constantes dessa lista, indicativa para a época balnear de 1 de Junho a 30 de Setembro, têm uma entidade gestora e um passado de monitorização que asseguram uma elevada qualidade das respectivas águas.”AO 15/03/2011


Fora de tempo e sem justificação aparente foi anunciado pelo Director Regional dos Assuntos do Mar, Dr. Frederico Cardigos que a praia da Baixa da Areia e a Ferraria também seriam Zonas Balneares em 2011.

No caso da Baixa da Areia, informamos pessoalmente no dia 10 de Setembro de 2010, o Sr. Director Regional dos Assuntos do Mar, para os graves problemas de poluição que a ribeira que desagua na praia contém.

Classificar a praia da Baixa da Areia em 2011 como zona balnear, parece-nos muito precipitado, achamos mesmo que é urgente que aquele responsável dê o dito por não dito porque efectivamente se mantém as condições deploráveis que desaconselham absolutamente tal utilização, sendo mesmo a nosso ver um caso de saúde pública



Segundo o Sr. Presidente da Câmara da Lagoa, não é possível resolver o que falta do saneamento de Água de Pau enquanto não se acabar as obras das Scuts, portanto neste sentido a ribeira vai continuar altamente poluída, assim como a praia da Baixa da Areia.

A Associação Amigos do Calhau, para defesa da saúde pública, ver-se-á obrigada a efectuar uma recolha de água para análise e posterior divulgação dos resultados, se entretanto não houver ponderação da decisão tomada.

A Baixa da Areia tem dois problemas para resolver, a poluição da ribeira e a Etar que fica mesmo por cima da Praia e ao lado de um merendeiro. Achamos que se deve rever a localização desta Etar , que não funciona pelo menos há 10 anos.

Quanto á Ferraria, iremos estudar a informação disponibilizada para consulta e emitiremos um parecer em tempo útil.

Sem comentários: