_______________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Atentado Ambiental na Atalhada - Lagoa

Denúncia Pública

Ao longo do tempo, a faixa costeira tem sido uma das zonas mais apetecíveis para o homem, especialmente nas ilhas mais pequenas, onde o litoral é mesmo o único lugar possível para a sua fixação.
Recentemente tem aparecido outro tipo de razões, como por exemplo o turismo, que tem aumentado ainda mais a pressão exercida pelo homem na faixa costeira.
Desta forma, a ocupação do litoral tem aumentado muito nas últimas décadas, levando por vezes a situações de uma alta densidade de edificação.
Este aumento da ocupação e da edificação comporta sérios perigos para as populações assentes no litoral pois elas ficam directamente expostas ao avanço da erosão costeira, particularmente nalgumas zonas mais sensíveis.
Atendendo a todos estes perigos, a Associação Amigos do Calhau vem mostrar a sua grande preocupação para com a recuperação de uma moradia sobre a arriba da rua da Rocha Quebrada, Atalhada Lagoa. O aumento da sua volumetria em comparação ao que lá estava é enorme, pondo em causa a sua integração paisagista e formando um grande aumento de peso sobre a arriba.


Considerando que o jardim do imóvel já tinha sofrido uma enorme erosão, fazendo com que este em parte já tivesse caísse para o mar.

Sabendo que a erosão costeira na costa Sul de São Miguel é de 21 cm por ano, é incrível que os diversos organismos oficiais com voto na matéria, sejam capazes de darem a sua aprovação, o que pode levantar suspeitas por exemplo de favorecimento ilicito


A Associação Amigos do Calhau, já questionou a Câmara municipal da Lagoa, A Direcção dos Assuntos do Mar, a Direcção Regional do Ambiente e a Autoridade Marítima, no passado dia 21-11-2016 sobre a legalidade desta obra, e até este momento só obtivemos resposta da Autoridade Marítima, que não vê qualquer inconveniente que se feche os olhos às recomendações do POOC de São Miguel.




Sem comentários: