O Governo dos Açores anunciou o lançamento de um concurso de limpeza pública dirigido a todas as freguesias do arquipélago com o objectivo de promover, até final de Agosto, a remoção geral dos resíduos não controlados.
Denominado “ECO Freguesia: freguesia limpa”, o concurso é uma iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e, nesta sua primeira edição, pretende “reconhecer e distinguir os esforços das freguesias, em colaboração com as populações, nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos” nos espaços públicos.Na apresentação do concurso, que decorreu hoje no Jardim Botânico do Faial, o secretário do Ambiente e do Mar definiu o projecto como “um convite para termos a freguesia onde vivemos mais limpa” e um desafio para que as juntas de freguesia, em colaboração com o voluntariado, obtenham algum grau de distinção e sejam premiadas nos seus esforços a favor de um melhor ambiente.
Para algumas freguesias, que ainda têm um longo caminho a fazer nesta área, trata-se sem dúvida de “um grande desafio”, admitiu Álamo Meneses, adiantando todavia que o esforço será bem menor para aquelas que, tendo já investido no passado, “estão já neste momento numa situação muito favorável”.
Segundo afirmou, o concurso, ao qual será também associado futuramente um programa de educação ambiental, é exigente e não se destina propriamente a premiar toda a gente.
Para além do reconhecimento público, a Secretaria do Ambiente oferece ainda às juntas de freguesia um acompanhamento que passa por receber os resíduos que forem retirados, ficando o Governo encarregue de os remeter para o seu destino final, esclareceu Álamo Meneses.
A inscrição, voluntária e gratuita, neste concurso, que é exclusivamente destinado às juntas de freguesia, decorre até 12 de Fevereiro e poderá ser feita através do endereço electrónico ecofreguesia@azores.gov.pt ou do fax 292 240 901. Entre 15 de Fevereiro e 12 de Março, decorrerá a primeira visita por parte do júri de avaliação.
As juntas de freguesia concorrentes deverão proceder, até 31 de Agosto, à retirada de todos os resíduos dos espaços públicos, decorrendo, entre 1 e 30 de Setembro, a visita final do júri de avaliação.
A divulgação das juntas de freguesia distinguidas neste concurso acontecerá no mês de Outubro e a entrega dos prémios terá lugar em Novembro, durante uma gala regional, no âmbito da Semana dos Resíduos.
Aos vencedores serão atribuídos um certificado e uma bandeira que a junta de freguesia poderá hastear durante um ano.
A Associação Amigos do Calhau apoia inteiramente esta iniciativa, vamos esperar que as juntas de freguesia aceitem este desafio e que têm orgulho nas suas localidades dando os próprios presidentes o exemplo, chamando a participar as pessoas como se fosse uma festa, e criando assim um carinho especial pelo sitio onde vivem evitando-se situações como esta abaixo.
Foto tirada no caminho velho da Lagoa do Fogo, Ribeira Grande em 22-11-2009
Bem hajam!
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